Procurar
Close this search box.

Utentes não vão ficar sem médico de família no Tortosendo

Garantia foi dada pelo presidente da Câmara da Covilhã

Não é previsível que mais utentes da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) do Tortosendo fiquem sem médico de família, por existir a indicação de que o clínico que se vai aposentar em breve pediu para continuar em funções e há um outro que manifestou a intenção de exercer nas freguesias do sul do concelho, informou na sexta-feira, 24, após o final da reunião pública do executivo, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.

Segundo o autarca, foi-lhe transmitido pelo presidente do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira (ACES), António Silva, que um médico “vai fazer todo o sul do concelho” e vai ficar “dedicado às populações aí residentes”, uma vontade oposta à da maioria dos médicos, que preferem ficar mais perto dos núcleos urbanos, referiu o presidente.

Vítor Pereira afirmou também, segundo as informações que tem, acentuou, que será dado provimento à pretensão solicitada pelo “distinto médico” que, por limite de idade, se vai aposentar, de continuar a exercer a profissão.

“O Tortosendo não ficará desprovido desse médico, para tranquilidade dos nossos concidadãos do Tortosendo”, salientou o edil. “O Tortosendo não ficará desprovido do médico que vai reformar-se, porque vai ser novamente contratado, face à pretensão que ele apresentou”, acrescentou Vítor Pereira.

A Junta de Freguesia do Tortosendo manifestou este mês preocupação com a saída de dois médicos, o que poderia significar que cerca de cinco mil utentes da UCSP da vila corriam o risco de ficar sem médico de família, a acrescentar às 1700 pessoas que já se encontram nessa situação.

Por esse motivo, a Junta de Freguesia tinha solicitado ao ministro da tutela, Manuel Pizarro, uma audiência, para que fosse encontrada uma solução que evitasse esse cenário perante a cessação de funções de dois médicos: um por aposentação e outro por terminar o contrato.

Na USCP do Tortosendo estão inscritos mais de 14 mil utentes.

A unidade de saúde dá resposta ao sul do concelho da Covilhã, que inclui, além do Tortosendo, Barco e Coutada, Peso e Vales do Rio, Dominguizo, Cortes do Meio, Paul, Casegas e Ourondo, Unhais da Serra, Sobral de São Miguel, Aldeia de São Francisco de Assis e São Jorge da Beira.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã