Procurar
Close this search box.

Vamos falar de atividade física

Daniel Santos Silva

(Médico no Centro de Saúde de Belmonte)

 

Todos os anos, no dia 6 de abril, se celebra o Dia Mundial da Atividade Física. Instituída pela primeira vez em 2002, com o apoio da Organização Mundial de Saúde, é uma data que serve para reacender a consciência de todos para a necessidade de fazer exercício físico. Neste dia ocorrem inúmeras iniciativas de promoção do desporto e bem-estar

Os benefícios do exercício são inúmeros: no que diz respeito à saúde física, exercitar-se ajuda a melhorar o controlo de doenças como a diabetes, a hipertensão arterial ou os níveis de colesterol no sangue, contribuindo também para a redução do peso. Além disso, certos tipos de atividade física podem ajudar a melhorar doenças musculares e articulares, fortalecendo os músculos e reduzindo as dores.

Ao mesmo tempo, o exercício físico tem também benefícios a nível mental, uma vez que durante a atividade são libertadas, no nosso cérebro, substâncias chamadas endorfinas, que ajudam a relaxar e proporcionam uma sensação de bem-estar generalizado. Fazer desporto é muito importante em situações como a depressão ou ansiedade, podendo ajudar inclusivamente a reduzir a necessidade de medicação para estas doenças. Graças às endorfinas, o exercício tem ainda um impacto sobre a qualidade de sono, algo que influenciará o desempenho pessoal e profissional dos praticantes.

Algo interessante sobre a atividade física é que ela pode assumir muitas formas diferentes e se pode adequar aos gostos individuais. Para quem prefere atividades em grupo, desportos como o futebol ou o ténis podem ser uma boa oportunidade para socializar enquanto se cuida do corpo e da mente; no entanto, há também modalidades que exigem menos equipamento e podem ser feitas individualmente, como a corrida ou as caminhadas. Vivendo numa região em que o clima é desfavorável, a utilização de espaços interiores como ginásios ou estruturas municipais é uma alternativa a considerar nos dias mais chuvosos e frios.

De um modo mais abrangente, podemos dizer que o desporto tem inclusivamente uma função social muito importante, uma vez que impede a marginalização de uma franja da população mais vulnerável e proporciona também oportunidades profissionais na área.

Na prática, e apesar de as necessidades de exercício físico variarem muito de acordo com o perfil de cada pessoa – nomeadamente com a idade e a condição física – muitas vezes a recomendação que é dada pelos médicos é de 30 minutos de exercício diário, pelo menos cinco vezes por semana.

Perante todos estes benefícios, e aproveitando o facto de esta data ainda ser recente, sou da opinião de que urge a realização de mais iniciativas de promoção da atividade física e do bem-estar através do desporto. Deve, na medida do possível, haver entendimento e cooperação entre as entidades prestadoras de cuidados de saúde, municípios e outras entidades públicas e/ou privadas para a dinamização de atividades que possam contribuir para um aumento da qualidade de vida das populações.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã