Alunos da UBI na rua contra o aumento de propinas

Os alunos da UBI saíram ontem à rua, em protesto, contra as políticas do Governo para o Ensino Superior, contestando, entre outras coisas, um possível aumento do valor das propinas, os cortes no investimento público e alterações nos apoios de ação social.

Segundo os estudantes, neste momento são vários os assuntos que os preocupam, como o custo de alojamento, o aumento de preços nas residências públicas, o acesso a bolsas de estudo ou a licenciaturas, mestrados e doutoramentos, no âmbito do chamado “Decreto da Exclusão”. Situações que poderão afastar muitos jovens do Ensino Superior.

Rita Lucas, uma das responsáveis pela organização do protesto, promovido pelo movimento “Ninguém fica para trás”, salienta que a gratuitidade do ensino é um objetivo que há muito é prometido, mas que não é cumprido, que já no ano passado a hipótese de haver aumento de propinas foi avançada, mas travada pela força do movimento estudantil, e que no alojamento, além da crise habitacional existente em Portugal, com reflexos para quem tem que alugar um quarto para estudar, os preços também estão a aumentar nas residências públicas, mas sem aumento de qualidade. Segundo a aluna, na Covilhã é preciso reforçar esta oferta, e com mais condições.

Pelas ruas da Covilhã ouviram-se, ordeiramente, várias frases de contestação, e um apelo a que todos os alunos participem na manifestação geral dos estudantes, que se realiza a 18 de novembro, em Lisboa.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2026 Notícias da Covilhã