Actividades desportivas, de saúde e nutrição promovidas no sábado

Castelo Branco promove o "Mexe o coração"
0
243

A Academia de Judo de Castelo Branco e a Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) promovem, no sábado, 21, um conjunto de actividades focadas na promoção do desporto, saúde e nutrição.

A sexta edição do “Mexe o Coração”, a primeira depois da pandemia da covid-19, tem como grande objectivo promover o desporto e a prática de actividade física, através da realização de um conjunto de actividades que vão decorrer entre as 08:30 e as 18:00, no centro cívico de Castelo Branco. “Este evento, que já teve outras edições, pretende ser um apelo e sensibilização à população para a prática de hábitos de vida saudáveis. A iniciativa enquadra-se nesse objectivo”, afirma o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues. “Envolver a população nestes eventos é muito importante, porque a ocasião é aproveitada para sensibilizar e reportar a importância do exercício físico”, frisa.

Já o presidente da Academia de Judo de Castelo Branco, Paulo Ponte, diz que se vão realizar ao longo de todo o dia múltiplas actividades gratuitas, como uma caminhada, atividades ligadas à população sénior, promoção do judo, ‘fitness’, pilates e outras destinadas a toda a família. “Durante o dia, estarão disponíveis rastreios gratuitos de medição de tensão, glicémia, IMC (índice de massa corporal) e de condição física”, afirma. Vai ainda haver a realização de ‘workshops’ ao longo do dia virados para a vertente da nutrição, de modo a “divulgar bons hábitos alimentares”.

Paulo Ponte realça a importância da adesão da comunidade albicastrense ao evento e a importância de realizarem a respetiva inscrição junto da Academia de Judo ou da USALBI, de modo à organização poder gerir o número de ‘kits’ a oferecer.

À semelhança das edições anteriores do “Mexe o Coração”, a organização disponibiliza um ‘kit’ composto por uma t-shirt alusiva ao evento, um saco de pano amigo do ambiente, água e fruta, fitas de pescoço e respetivo cartão para o registo de todos os rastreios, aulas e ‘workshops’ em que as pessoas participam.

Já o presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento que integra a USALBI, realça a importância da componente sénior no evento. “A integração da componente sénior, uma área em que a associação está mais envolvida, é muito importante. A componente física é também fundamental no envelhecimento activo”, afirma Arnaldo Brás. Este responsável realça ainda a realização de uma palestra sobre “o Envelhecimento Ativo” e diz que “faz todo o sentido” num evento desta natureza, “que é fundamentalmente de acção, com muitas actividades físicas”.

Comments are closed.