Procurar
Close this search box.

Centro Hospitalar de excelência na cirurgia endoscópica da coluna

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) foi reconhecido internacionalmente como um centro de excelência em cirurgia endoscópica da coluna.

Em comunicado, o CHUCB explicou que o selo foi atribuído ao serviço de Ortopedia pela RIWOSpine, “uma das academias de endoscopia de coluna mais conceituadas a nível internacional”.

De acordo com o CHUCB, esta referenciação de excelência é atribuída aos centros que reúnem características como condições logísticas optimizadas, alto volume de cirurgias, elevado grau de complexidade das cirurgias, produção científica e formação de cirurgiões de outros hospitais.

“Com tecnologia e equipamentos de topo, cerca de 140 endoscopias realizadas no tratamento de patologia lombar e cervical, desde Julho de 2020, vários trabalhos publicados em congressos e revistas internacionais e a prestar formação e apoio cirúrgico a vários ortopedistas e neurocirurgiões de todo o país; o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira torna-se assim no primeiro centro de excelência em cirurgia endoscópica da coluna de toda a Península Ibérica”, vincou aquela unidade de saúde.

O centro hospitalar detalhou ainda que “a cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica inovadora que tem como objectivo a descompressão das estruturas neurológicas, medula e raízes nervosas, através de uma abordagem minimamente invasiva”.

Além disso, é “muito menos agressiva para o doente e por isso também mais segura, com internamentos mais curtos (regra geral de um dia), menos complicações associadas, praticamente sem risco de infecção e capaz de proporcionar uma recuperação mais rápida e com menos dor”.

O CHUCB informou também que, na quarta-feira, o serviço de Ortopedia, que tem direcção de António Figueiredo, realizou, pela primeira vez, através desta abordagem endoscópica, uma intervenção a uma hérnia cervical.

O procedimento foi realizado pelo ortopedista do CHUCB Alfredo Carvalho, com o apoio do director clínico da RIWOSpine, Ali Guven.

O CHUCB tem sede na Covilhã e integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã