Chocalhos decorre em Alpedrinha neste fim de semana

Festival dos Caminhos da Transumância apresenta uma programa diversificada, que divulga o património pastoril e a música popular e tradicional
1
304

No terceiro fim-de-semana do mês de Setembro,  Alpedrinha recebe, todos os anos, o Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância. Em 2021, o Chocalhos decorre dias 18 e 19 de Setembro e terá um formato diferente, mas que irá servir para assinalar este evento.

A transumância, tema que ilustra o Chocalhos, assenta fundamentalmente nos caminhos que os rebanhos percorriam durante os meses do ano entre o verão na serra da Estrela e o percurso até aos campos de Idanha-a-Nova no início de cada Outono, para regressarem depois à Estrela quando a primavera se anunciasse.

Na programação deste festival podem-se encontrar actividades que divulgam o património pastoril e a música popular e tradicional, que dão a conhecer as raças de gado autóctone e os cães pastores, que propiciam o prazer de degustar produtos gastronómicos do Concelho, com o objectivo de manter vivo o imaginário da cultura pastoril e transmitir não só a história, como também as tradições desta actividade ancestral.

 

Programa 2021

Dia 18, sábado

Das 10h00 às 17h00 Circuito Turístico – Rota dos Queijos, Posto de Turismo de Alpedrinha I Visita em autonomia às queijarias, com degustação incluída, e com partida do Posto de Turismo de Alpedrinha. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deverá ser feita no Posto de Turismo do Fundão, através do 275 779 040 ou do e-mail fundao@fundaoturismo.pt.

Das 10h00 às 20h00 Mostra de Museus da Pastorícia, Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha, Participação do Museu da Tecelagem dos Meios, na Guarda; Museu do Chocalho, em Viana do Alentejo; Mutex – Museu dos Têxteis, em Castelo Branco; Associação “O Genuíno Cobertor de Papa”, em Maçainhas de Baixo.

10h00 6ª Exposição Canina Especializada de Cães de Condução, Terreiro de Santo António, em Alpedrinha.

Das 10h00 às 22h00 Exposição de Raças Autóctones Ovinos Caprinos, Terreiro de Santo António, em Alpedrinha.

Das 12h00 às 20h00 FOODLAB Pastoril e Feira Rota Europeia do Queijo, (Espaço gastronómico de degustação de produtos da pastorícia), Largo da Capela do Espírito Santo, em Alpedrinha.

No FOODLAB Pastoril poderá visitar o Espaço ASSOCIAÇÃO ROTA EUROPEIA DO QUEIJO – Divulgação da Rota Europeia do Queijo, com Prova Gratuita de Queijos da Rota Europeia do Queijo, que decorrerá às 12h00, 14h00 e 16h00, não sendo necessária inscrição prévia; e o Espaço GASTRONOMIA PASTORIL – Degustação de CARNES BIOLOGICAS – BORREGO E VACA, Carne Biológica e GeoProdutos | Nature Fields, que decorrerá às 18h00, sendo necessária inscrição obrigatória no Posto de Turismo de Alpedrinha, com o custo de 3€, e o limite de 40 participantes.

14h00 Conversa Aberta sobre “Cães de Rebanho, sua função”, Terreiro de Santo António, em Alpedrinha I Inscrição gratuita, mas obrigatória, através do e-mail expcanfundao@gmail.com.

16h00 6º ENCONTRO DE TRICOT ” Os Chocalhos”, Jardim junto ao Terreiro de Santo António, em Alpedrinha.

16h00 I Atelier “Chocalhinhos e Novelinhos”, com Mabília Diamantino, Gloca Correia e Silvia Gaspar I Jardim junto ao Terreiro de Santo António, em Alpedrinha. O atelier pretende falar da paixão pela lã, pela temática do festival e fazer novelinhos repletos de histórias e outras traquinices com os mais pequenos. Inscrição gratuita, mas obrigatória, através do e-mail glocacorreia.alpetratinia@gmail.com, com uma limitação de 10 participantes.

17h00 I 10ª Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos, Terreiro de Santo António, em Alpedrinha.

22h00 Concerto “Sopa de Pedra”, Recinto exterior do Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha I O concerto tem entrada gratuita, mas sujeito a reserva, através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032. I Sopa de Pedra é um grupo de investigação musical composto por 10 mulheres, que criam e interpretam, “à capella”, arranjos originais da música popular portuguesa.

Dia 19, domingo

8h00 Travessia Pedestre da Gardunha com rebanho Serrano e Grupo de Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, Fundão (Praça do Município) – Alpedrinha. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e pode ser feita no Posto de Turismo do Fundão, através do 275 779 040 ou através do e-mail fundao@fundaoturismo.pt. O passeio é limitado a 300 pessoas.

10h00 Mercado ECO, Posto de Turismo de Alpedrinha

10h00 Atelier “Marcador de Lã”, com Orlanda Silva (Integrado 6º ENCONTRO DE TRICOT ” Os Chocalhos”) I Jardim junto ao Terreiro de Santo Antónioem Alpedrinha. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deverá ser feita através do e-mail glocacorreia.alpetratinia@gmail.com, com um limite de 10 participantes.

Das 10h00 às 13h00 Circuito Turístico – Rota dos Queijos, Posto de Turismo de Alpedrinha I Visita em autonomia às queijarias, com degustação incluída, e com partida do Posto de Turismo de Alpedrinha. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deverá ser feita no Posto de Turismo do Fundão, através do 275 779 040 ou do e-mail fundao@fundaoturismo.pt.

Das 10h00 às 13h00 FOODLAB Pastoril e Feira Rota Europeia do Queijo (Espaço gastronómico de degustação de produtos da pastorícia), Largo da Capela do Espírito Santo, em Alpedrinha.

No FOODLAB Pastoril poderá visitar o Espaço ASSOCIAÇÃO ROTA EUROPEIA DO QUEIJO – Divulgação da Rota Europeia do Queijo, com Prova Gratuita de Queijos da Rota Europeia do Queijo, que decorrerá às 11h00, não sendo necessária inscrição prévia; e o Espaço GASTRONOMIA PASTORIL – Degustação de CARNES BIOLOGICAS – BORREGO E VACA, Carne Biológica e GeoProdutos, Nature Fields, que decorrerá às 13h00, sendo necessária inscrição obrigatória no Posto de Turismo de Alpedrinha, com o custo de 3€, e o limite de 40 participantes.