Procurar
Close this search box.

Dielmar em “situação difícil” após retirada de proposta de compra

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil da Beira Baixa (STBB), Marisa Tavares, disse na passada quinta-feira, 4, que o processo da Dielmar fica numa “situação difícil”, após a empresa de Leiria Outfit 21 ter retirado a sua proposta de compra. “Nós tivemos a informação, por parte do administrador [da insolvência] que comunicou à comissão de credores, que efectivamente o apoio [bancário] da qual a Outfit estava à espera tinha sido recusado e retiraram a proposta. Perante essa situação, como é óbvio, ficamos aqui numa situação difícil, porque, na prática, deixam de existir propostas concretas”, afirma Marisa Tavares.

A presidente do STBB, que falava no final de um plenário de trabalhadores, realizado nas instalações da empresa de confecções Dielmar, em Alcains, adiantou que foi decidida uma recolha de assinaturas num ofício que vai ser enviado ao Ministério da Economia, a exigir o pagamento do salário do mês de Outubro. A decisão foi tomada durante o plenário de trabalhadores, não estando para já estabelecidas quaisquer outras medidas de acção. “Aquilo que saiu desta reunião foi a recolha de assinaturas, num ofício, para enviarmos para o Ministério da Economia, a exigir o pagamento do salário do mês de Outubro. As trabalhadoras não têm culpa destes impasses no processo e deve ser garantido o pagamento do salário do mês de Outubro, independentemente daquilo que se venha a colocar no dia 10”, sustenta.

A sindicalista disse ainda que, caso surgisse alguma informação “importante ou relevante” para o processo, os trabalhadores iriam voltar a reunir novamente na segunda-feira passada. “Se não tivermos [nenhuma informação] estaremos no dia 10 (esta quarta-feira), em concentração, em frente ao Tribunal do Fundão e iremos exigir que sejam tomadas medidas de salvaguarda do pagamento do salário de Outubro e que se chegue a uma decisão que também salvaguarde os direitos dos trabalhadores e que se ponha fim a este impasse no processo”, frisa.

A assembleia de credores da empresa de confeções Dielmar decidiu, no dia 26 de Outubro, agendar uma nova reunião para 10 de Novembro, para que a comissão de credores tivesse tempo para discutir as propostas existentes. Fundada em 1965, em Alcains, no concelho de Castelo Branco, por quatro alfaiates que uniram os seus conhecimentos, a Dielmar, que empregava actualmente mais de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de actividade, uma decisão que a administração atribuiu aos efeitos da pandemia de covid-19. A Dielmar pediu a insolvência no passado dia 2 de Agosto, tendo o Juízo de Comércio do Fundão da Comarca de Castelo Branco declarado a insolvência da empresa no dia seguinte.

Texto completo na edição papel do NC.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã