Fundão lembra hoje como se “correu com os espanhóis” em 1640

Corrida dos Restauradores decorre a partir das 21 horas e à meia-noite há a tradicional arruada
0
347

A Câmara do Fundão promove esta quarta-feira, 30 de Novembro, pelas 21 horas, a segunda Corrida dos Restauradores, que terá início na Praça do Município e irá percorrer a Zona Antiga do Fundão.

Esta corrida irá celebrar uma das seculares tradições do Fundão, a Arruada do 1º de Dezembro. Todos os anos, às 0h00 do dia 1 de Dezembro, os locais reúnem-se na Praça do Município e percorrem as ruas da cidade com o propósito de “correr os espanhóis”, numa alusão aos acontecimentos de 1640 em que Portugal restaurou a sua independência face a Espanha.

A prova será uma corrida de estrada, nocturna, caracterizada por um percurso citadino que irá percorrer algumas das ruas mais emblemáticas da cidade do Fundão.

A 2ª Corrida dos Restauradores terá 10 quilómetros. A partir das 19 horas e 30 irá decorrer a prova destinada aos mais jovens, nas categorias de Benjamins (280 metros – 19h30), infantis (1000 metros – 19h30), iniciados (2500 metros – 20h00) e juvenis (5000 metros – 20h00).

A corrida é organizada pelo Município do Fundão e pelo Grupo Convívio e Amizade nas Donas, em parceria com o Centro Municipal de Marcha e Corrida do Fundão, a Associação de Atletismo de Castelo Branco, a ViverFundão, EM e a Associação Desportiva do Fundão.

Também hoje, a iluminação de Natal, que marca o início da quadra natalícia, será ligada, momentos antes da prova.

À meia-noite, realiza-se a tradicional Arruada na Praça do Município, no Fundão, que comemora o fim do domínio espanhol em Portugal. O ponto de encontro para a arruada é na Praça do Município e, ao som do Hino da Restauração, a mesma percorre as ruas mais emblemáticas do centro da cidade do Fundão, voltando ao ponto de partida, onde todos gritam vivas a Portugal e à Liberdade e cantam o Hino Nacional.

Comments are closed.