Procurar
Close this search box.

Guarda tem novas placas toponímicas equipadas com códigos ‘QR’

O concelho da Guarda passou a contar, desde a passada segunda-feira, 30 de Agosto, de novas placas toponímicas equipadas com códigos ‘QR’, que resultaram de um regulamento municipal específico e de um concurso de ideias lançado em 2016.

As primeiras placas toponímicas, instaladas na sequência do concurso de ideias subordinado ao tema “Toponímia da Guarda”, que teve Tiago Isidro como vencedor, foram colocadas em três ruas da cidade com os nomes de Salvador do Nascimento (comandante dos bombeiros locais, 1906-1948), Raul Saraiva (médico, 1938-2012) e Jesué Pinharanda Gomes (historiador e filósofo, 1939 – 2019).

Segundo Hélder Sequeira, da Comissão de Toponímia da Guarda, a iniciativa vai permitir uniformizar as placas toponímicas na cidade e nas freguesias do concelho. A medida acaba com a actual diversidade, com a falta de informação que existe em muitas situações e com casos em que se verificam dificuldades de leitura, aponta. O responsável explica que as novas placas possuem o nome da personalidade, o ano de nascimento e de morte e um código ‘QR’ que “permite apontar o telemóvel ou o ‘tablet’ e ter automaticamente a referência a essa personalidade, uma vez que remete para o ‘site’ da Câmara onde está essa informação”.  E refere que a autarquia vai substituir gradualmente as placas existentes pelas novas, como foi sugerido pela Comissão de Toponímia.

Texto completo na edição papel do NC.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã