“Maior Presépio Natural” visitado por 20 mil pessoas no Sabugal

0
642

O evento “Sabugal Presépio – O Maior Presépio Natural”, que decorreu entre 7 de Dezembro e 9 de Janeiro, atraiu cerca de 20 mil pessoas, apesar das restrições da pandemia.

O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, faz um balanço positivo da nona edição da iniciativa, embora a pandemia tenha estado na origem de alterações ao nível das actividades de animação, o que afastou visitantes. “Tivemos cerca de 20 mil visitantes. O que, num ano de pandemia, é muito bom. As actividades económicas conseguiram recuperar um bocadinho dos prejuízos que tinham tido durante o ano todo e durante o ano anterior”, refere.

O autarca faz “um balanço positivo” e diz que o município realizou um inquérito junto dos visitantes e que irá “melhorar algumas situações” na próxima edição do evento. “Queremos dar mais vida à cidade e talvez fazer o presépio no castelo e fazer a parte lúdica e de espectáculos no Largo da Fonte, para dar vida e também criar alguma atratividade económica para o comércio [ali existente]”, adianta. Segundo Vítor Proença, entre os visitantes “há uma percentagem muito significativa de espanhóis”. “Atendendo à pandemia, este ano, não houve uma avalanche de espanhóis como nos outros anos, mas o espanhol é o turista que visita mais este tipo de evento”, diz.

O município do Sabugal investiu cerca de 70 mil euros na iniciativa natalícia, tal como tem acontecido nos anos anteriores. “É um investimento que não é um desperdício. Há retorno [económico]. Podia ter havido mais, mas, atendendo à conjuntura económica e à pandemia, não houve muito mais. Mas, claramente, é um evento que vamos continuar a potenciar e a melhorar”, conclui.

Comments are closed.