Procurar
Close this search box.

Misericórdia desenvolve projecto para prevenir quedas na terceira idade

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) vai desenvolver um projecto que visa prevenir quedas na população idosa das respectivas respostas sociais para a terceira idade.

Em comunicado, a instituição detalha que o projecto permitirá implementar um programa de exercício físico para prevenir ou reverter a fragilidade na população sénior institucionalizada, melhorando a capacidade funcional, prevenindo a ocorrência de quedas, estimulando a função cognitiva. Este projecto já foi contemplado com o prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores 2021, conquistando uma dotação financeira de 32.580 euros, refere.

Intitulado “M&M – Maiores em Movimento”, contará com a participação de utentes da instituição, que residam nas estruturas residenciais para idosos ou que frequentem os centros de dia da mesma, devendo abranger cerca de 100 utentes. “O projecto será implementado seguindo um conjunto de actividades. A primeira consistirá numa acção de formação realizada na SCMF em colaboração com a Universidade da Beira Interior (UBI) sobre estratégias práticas e eficazes para identificar e prevenir a síndrome da fragilidade no idoso”, aponta a informação.

A segunda actividade será “dedicada ao recrutamento dos utentes”, com a realização de avaliações físicas e cognitivas para identificar o estado actual dos utentes, para, posteriormente, serem implementados programas de treino focados na melhoria da capacidade funcional e cognitiva dos participantes. “O projecto contará ainda com uma actividade promocional sobre o Dia Mundial da Atividade Física para sensibilizar a população sénior sobre a importância da prática regular de exercício físico na prevenção e tratamento da fragilidade”, acrescenta.

Texto completo na edição papel do NC.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã