Procurar
Close this search box.

Município de Gouveia apoia produtores de gado na aquisição de rações

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, vai disponibilizar 50 mil euros para ajudar os produtores de gado do concelho na aquisição de rações para os animais devido à seca.

A autarquia presidida por Luís Tadeu referiu, em comunicado enviado à agência Lusa, que aprovou um apoio de 50 mil euros para os produtores de gado do concelho “afetados pela seca extrema que o país está a atravessar”.

A medida foi aprovada em reunião de Câmara, “reconhecendo a necessidade de salvaguardar produtores e criadores do concelho face à falta de alimento e pasto para animais”.

“Preocupada com os cerca de 300 criadores de gado registados no concelho de Gouveia, a autarquia solicitou o número de explorações e efetivo animal existente no concelho, inquieta com as atuais circunstâncias socioeconómicas e entendendo como prioritário o apoio à manutenção dos empregos e manutenção da atividade agropecuário existente”, lê-se na nota.

O presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, citado no comunicado, referiu que a APROSE – Associação dos Pastores e Produtores do Queijo da Serra da Estrela “tinha feito sentir as dificuldades que os produtores e criadores de gado do concelho estavam a atravessar pela seca severa e falta de pasto para os animais”.

“Os produtores têm recorrido às rações e à compra de feno para alimentar os animais e as dificuldades têm-se vindo a notar”, referiu Luís Tadeu.

O autarca acrescentou que o problema da seca extrema, que conduz à falta de pasto, “tem ainda sido agudizada com o aumento de preço dos produtos agrícolas, criando uma tempestade perfeita para as pequenas unidades agropecuárias” do território.

“A autarquia de Gouveia, consciente das dificuldades que os criadores estão a atravessar, aprovou um protocolo com a APROSE que permitirá injetar 50 mil euros nas unidades produtivas locais”.

A autarquia explicou que calculou as necessidades de alimentação dos animais por exploração e que vai atribuir um valor monetário para a compra de alimento para os animais detidos por cada produtor de pequenos e grandes ruminantes (caprinos, ovinos e bovinos).

“A aquisição das rações poderá ser efetuada nos comércios agrícolas do concelho”, referiu.

Com esta medida, o município de Gouveia, situado na região da Serra da Estrela, pretende “salvaguardar o máximo de explorações agrícolas existentes, através da compra de rações”, e “preservar o máximo de efetivo animal existente no concelho”.

A Câmara Municipal de Gouveia agendou para os dias 02 e 03 de abril o Mercado do Queijo, um certame que reunirá os produtores de leite e de queijo da Serra da Estrela do concelho, que são “particularmente afetados pela presente situação”.

O concelho de Gouveia faz parte da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela, que também abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.

No final do mês de fevereiro, 66,2% de Portugal continental estava em seca extrema, 29,3% em seca severa e 4,5% em seca moderada, de acordo com o índice meteorológico de seca do Instituto português do Mar e da Atmosfera.

 

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã