Procurar
Close this search box.

Pastel de castanha “Quinas” é referência gastronómica no Sabugal

O pastel de castanha “Quinas”, confeccionado por três produtores do Sabugal, é uma referência gastronómica concelhia procurada por residentes e por naturais do território que vivem em outros pontos do País e no estrangeiro.

O doce foi apresentado pela Câmara Municipal do Sabugal, no dia 10 de Novembro de 2016, por ocasião do feriado municipal, no seguimento de um desafio lançado ao chefe Rui Cerveira, que possui um restaurante na aldeia de Casteleiro, naquele concelho.

Segundo Amadeu Neves, vereador com o pelouro do Turismo na autarquia do Sabugal, o “Quinas” surgiu com o objectivo de rentabilizar a castanha produzida localmente. “Nós desafiámos o único chefe a laborar, na altura, no concelho, que era o Rui Cerveira, do Casteleiro, da Casa Esquila, e ele foi-nos apresentando algumas alternativas de pastel. Lembro-me que experimentámos e provámos mais de uma dúzia de tentativas, até que chegámos a esta solução. Para além de ter castanha, quisemos que fosse desenvolvido com o máximo de produtos endógenos”, lembra o autarca.

O vereador diz que o pastel, cuja receita é cedida pelo seu autor aos interessados na confecção, já foi produzido por quatro pasteleiros do concelho, mas actualmente apenas é fabricado por três (nas aldeias de Casteleiro, Sortelha e Foios). O nome “Quinas” surge associado ao castelo do Sabugal, que é o único do País que possui uma torre com cinco quinas. De acordo com o responsável, o pastel já funciona como um verdadeiro “embaixador gastronómico” concelhio, sendo a sua comercialização efectuada ao longo do ano, mas “o seu auge de venda” acontece anualmente durante a realização do “Sabugal Presépio”, um evento que acontece na época do Natal. Amadeu Neves reconhece que o projecto resultou, embora a autarquia pretenda que aumente o número de produtores e que a sua comercialização possa ser feita em espaços turísticos municipais, a par de outros produtos endógenos.

Texto completo na edição papel do NC.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2021 Notícias da Covilhã