Vila Madeiro regressa em formato presencial

No ano passado, iniciativa apenas foi promovida online, face à pandemia. Este ano está de volta e tradicional fogueira de Natal será acesa na noite de dia 23
0
457

A Câmara Municipal de Penamacor promove, até dia 25 de Dezembro, mais uma edição do Penamacor Vila Madeiro, que depois de, no ano passado, face à pandemia, ter decorrido apenas em formato online, este ano regressa à forma presencial.

O evento arranca na terça-feira, 7, com a festa no recinto de Nossa Senhora do Incenso, e, no dia seguinte, com o desfile dos tractores que carregam os troncos para o madeiro, no adro da igreja. O momento alto é a noite de 23 de Dezembro, em que a gigantesca fogueira é acesa, algo que este ano irá acontecer.

A autarquia associou ao evento diversas iniciativas musicais, animação de rua, um mercadinho de Natal, a apresentação de livros, exposições, concertos, passeios pedestres, equestres, entre outros.

O município lembra que o programa associado ao “maior madeiro de Portugal” está sujeito a alterações, “mediante imposições legais no âmbito da covid-19”.

O madeiro de Penamacor é considerado o maior do País e, todos os anos, com o aproximar do Natal, os jovens das diversas freguesias em idade de cumprir o serviço militar juntam-se para cortar e transportar os troncos que irão alimentar a fogueira que, ao contrário de outros locais, não é ateada na véspera de Natal, mas sim um dia antes, a 23. No dia 8 (próxima quarta-feira), a população, habitualmente, acorre às ruas para saudar o cortejo de tractores e reboques que levam os troncos para o adro da igreja.

Comments are closed.

Mais Notícias